Marketing Responsável


E

m novembro de 2009 a Unicer associou-se à FIPA, à APAN, e a um conjunto alargado de empresas da indústria agroalimentar, através da assinatura de duas cartas, assumindo o Compromisso de promoção de um estilo de comunicação responsável.

A primeira Carta de Compromisso, concerne ao tema “Publicidade dirigida a crianças”, através da qual a Unicer assume o compromisso de implementar medidas voluntárias, ao nível da publicidade de géneros alimentícios dirigidos a crianças, respeitando duas normas:



  • Abster-se de publicitar géneros alimentícios a crianças menores de 12 anos, através da televisão, publicações e Internet, excetuando-se os produtos que preencham critérios nutricionais que tenham por base evidências científicas aceites e/ou recomendações nutricionais, nacionais ou internacionais, aplicáveis;
  • Abster-se de efetuar comunicação comercial relacionada com produtos alimentares em escolas do primeiro ciclo, exceto quando especificamente solicitada pela ou acordada com a escola e se destinar a fins educativos.


A segunda Carta de Compromisso diz respeito à “Reformulação nutricional e informação aos consumidores”, assente em cinco compromissos das empresa da indústria agroalimentar, visa orientar as populações para a melhoria da sua alimentação e promoção da saúde.



Compromisso 1: Composição e disponibilidade dos produtos

Disponibilizaremos aos consumidores uma gama diversificada de alimentos com diferentes composições nutricionais, que permita uma escolha consciente e informada, através do desenvolvimento de esforços individuais para reformulação dos produtos e lançamento no mercado de novos alimentos que suportem os objetivos de melhoria das dietas e redução da obesidade, tais como reduções de sal (de forma consistente com os requisitos de segurança alimentar), açúcares adicionados, gorduras saturadas e ácidos gordos transformados.

Compromisso 2: Informação nutricional dirigida aos consumidores

Fornecer informação nutricional aos consumidores. No mínimo, disponibilizaremos nas embalagens dos nossos produtos informação nutricional por porção para os nutrientes chave nas preocupações da saúde pública. Sempre que a sua inclusão na embalagem não for possível (devido a limitações de espaço ou ao tipo de embalagem) asseguraremos que a informação será disponibilizada por outras vias (websites. folhetos, linhas de apoio, etc.).

Compromisso 3: Marketing e publicidade dirigidos a crianças

Com o objectivo de dar a maior abrangência possível a este compromisso, as empresas do setor agroalimentar acordaram elaborar um documento conjunto entre a FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares) e a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes), para o qual se remete.

Compromisso 4: Promoção da atividade física e estilos de vida saudáveis

Onde possível, utilizaremos as comunicações de marketing e/ ou colaboraremos com as autoridades públicas e outros parceiros para estimular o aumento da consciencialização dos consumidores para as dietas equilibradas, bem como para ajudar a promover o aumento da atividade física e adoção de estilos de vida mais saudáveis - incluindo nos locais de trabalho. Todos os anos daremos exemplos da forma como estas campanhas estão a ser implementadas.

Compromisso 5: Parcerias

Estamos conscientes da dimensão dos desafios assumidos e da necessidade de trabalhar em conjunto com o Governo, nomeadamente com o Ministério da Saúde, que tutela a Plataforma Nacional Contra a Obesidade, o Ministério da Educação e a Presidência do Conselho de Ministros, associações profissionais e outros parceiros públicos. Disponibilizaremos o nosso tempo, conhecimento e recursos para apoiar parcerias público-privadas que visem atingir os objectivos nacionais. 



No sentido de honrar estes compromissos, temos desenvolvido ao longo dos últimos anos um conjunto de ações que visa sensibilizar os consumidores e o público em geral para a importância da adoção de um estilo de vida ativo e saudável. São exemplos:

  • Melhoria da informação nutricional nas embalagens e nos suportes online;
  • A promoção de produtos com Baixo Índice Glicémico (gama Pedras Sabores e Vitalis Sabores);
  • A melhoria dos perfis nutricionais de Vitalis Sabores, Frutea, Frutis e Snappy Cola;
  • O apoio da marca Vitalis a competições desportivas, nomeadamente maratonas, corridas e caminhadas;
  • A comunicação em torno do tema nas redes sociais nas marcas Pedras e Vitalis e o incentivo para a prática desportiva e para a adoção de uma alimentação saudável.